terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Projeto traz poesia e história em comunidade de Santa Cruz

 


Acontece neste dia 27 de janeiro a Live “Memória e poesia”, projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc em Pernambuco e que será transmitido direto da comunidade de Poço Dantas em Santa Cruz-PE, no Memorial Sertanejo.

             Em atividade há 12 anos e coordenado por Luzia Barbosa, o Memorial Sertanejo é um museu que contém um enorme acervo de objetos do Sertão, doados por moradores da comunidade e organizados e exibidos em uma casa centenária existente no povoado, Luzia conduz um trabalho ímpar de conservar esse acervo e divulgar o projeto, de maneira voluntária, ela tem conseguido ampliar os horizontes da comunidade que tem frequentemente recebido visitantes de várias partes da região para conhecer o museu.

A live desta quinta traz dois momentos específicos que são o recital e o documentário, no primeiro, os poetas Juarez Nunes e Ramírio Nunes apresentarão versos sobre o sertão e histórias diversas, com uma força bem intensa na questão da oralidade, os dois são importantes representantes da poesia na região. Um outro momento da live será a exibição de um documentário que foi gravado na comunidade, trabalho audiovisual conduzido por Diva Maria da Mota e Júnior Baladeira, o documento em vídeo mostra além do espaço e acervo do Memorial Sertanejo, outras pessoas da comunidade que trazem memórias importantes para contribuir com a ideia do projeto. Essa é a primeira parte da iniciativa que terá uma outra live no mês de março, a apresentação de ambas fica por conta de Luzia Barbosa.

O projeto tem o patrocínio da Fundarpe, Secretaria de cultura, Governo do estado, Secretaria especial da cultura, Ministério do turismo e Governo federal, a exibição será pelo canal “Cultura do Sertão do Araripe” e começará às 17:20hs, segue o Link da Live:


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Sertão das mãos do Artesão Chiquinho

  No Sertão do Araripe Pernambucano destacamos hoje a sensibilidade do trabalho do artesão Francisco José, o Chiquinho da Erafran, senhor ba...