quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Vavá Castor, Uma obra para o seu povo

 


Balthazar Castor, conhecido como Vavá Castor é um cantor e compositor ouricuriense que deu uma relevante contribuição ao compor a melodia do Hino da sua cidade natal.

Vavá começou a tocar seus primeiros acordes de violão por volta de 1976, na época como um amante da musica participava assiduamente de serenatas que aconteciam na cidade, seu talento promissor fez com que em 1978 ingressasse como guitarrista em uma das maiores bandas de baile da época, o Conjunto Geniais, grupo onde permaneceu por quase uma década até mudar-se para a capital pernambucana para estudar.

No ano de 1982, Vavá recebeu da escritora Maria José Virgínio um poema que homenageava a cidade de Ouricuri, naquele momento ela o deixou com a missão de musicar o poema, compromisso executando um tempo depois. A musica feita por Vavá para a letra de dela logo foi bastante apreciada por educadores e outras pessoas da cidade, executada em público um tempo depois, a canção viraria o Hino de Ouricuri, uma obra bela e que exalta toda a grandeza da cidade pernambucana. No início dos anos 2000, um projeto de lei na câmara municipal tornou a letra de Maria José Virgínio e a música de Vavá Castor oficialmente o hino de Ouricuri.

Por volta do ano 2010 Vavá passou a atuar no coral Sal da Terra com canções religiosas, com o  grupo, atua em celebrações e eventos da igreja católica. Ele também compõe musicas de xote e forrós pra outros artistas, nomes consagrados como Joãozinho do Exu e Epitácio Pessoa já gravaram músicas dele. Vavá Castor é um grande artista da cidade de Ouricuri e junto com Maria José Virgínio criaram uma obra para posteridade dessa terra no Sertão.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Sertão das mãos do Artesão Chiquinho

  No Sertão do Araripe Pernambucano destacamos hoje a sensibilidade do trabalho do artesão Francisco José, o Chiquinho da Erafran, senhor ba...