domingo, 4 de outubro de 2015

Primeira Feira do Artesanato de Ouricuri é um sucesso

 

Fotos: Hércules Félix

Uma festa da cultura foi a realização da primeira feira do artesanato de Ouricuri nos dias 01, 02 e 03 de outubro na praça Frei Damião, o evento que marca o início de um novo trabalho feito com os artistas dessa linguagem foi um momento beleza, cultura e ótimos negócios para os artistas.

Contando com pelo menos duas dezenas de artistas expondo, a feira de Ouricuri foi um sucesso, trazendo peças produzidas com os mais diversos materiais indo do couro à madeira, passando pelo tecido, sintéticos e outros, a população de Ouricuri pode prestigiar um evento magnífico de cultura cheio de diversidade que são partes importantes da riqueza de um povo. Além das exposições, apresentações culturais movimentaram a noite da cidade e ajudaram a enriquecer mais ainda o evento.

Iniciado no dia 01 de outubro, a feira contou com uma cerimônia de abertura com a presença do Prefeito Cezar de Preto, o Secretário de Educação, Cultura e esportes Franklin Aquino, o Coordenador de eventos Alcides Bezerra, o vereador Cléber Cunha, a representante do CDL Maria Da Paz e alguns representantes dos artesãos, em seguida, a cerimônia contou com a apresentação da Banda marcial professor Lécio Santos.

Após a abertura, o público que já se aglomerava por ali pode visitar os stands e acompanhar o trabalho de cada artista que estava expondo, muitas vendas de produtos foram o ponto alto. O palco montado para as apresentações também começou a ser movimentado com os shows da noite.  

Fruto de um trabalho de mais de um ano coordenado pelo Diretor municipal de cultura Júnior Baladeira com o auxílio do coordenador de eventos Alcides Bezerra, a feira nasceu de um anseio antigo das artesãs e artesãos da cidade. Com as primeiras reuniões ocorrendo nos primeiros meses de 2015, o projeto buscou parcerias e teve o Sebrae unidade Araripina como um importante pilar dessa construção, com o Sebrae foram realizados meses de formação nas mais diversas áreas que podiam beneficiar os trabalhos dos artesãos, o CDL com o caminhar do processo foi também uma instituição parceira. Toda a realização da feira incluindo confecção de barracas padronizadas, estrutura do evento e cachês dos artistas ficaram por conta da prefeitura de Ouricuri que tem apresentado um importante interesse em fortalecer a cultura do município com um carinho bastante singular pelo setor do artesanato.

Se apresentaram no evento os artistas Vital Barbosa, Ramírio e Juarez Nunes, Metaleira de Ouricuri e Reinivaldo Pinheiro com shows maravilhosos, abaixo segue uma lista dos artesãos que expuseram seus materiais a algumas imagens desse evento histórico para a cultura da cidade.

Expositores:

Mestre Aprijo Lopes – Artesanato em Couro

Romildo Aprijo – Artesanato em Couro

Alcides Bezerra – Artesanato em madeira

Lucélia Matias – Arte Francesa

Tontonho miniaturas – Artesanato em Madeira e Borracha

Cícero Gee – Artesanato em Madeira

Darlan Barbosa – Artesanato em tecido

Fátima Hora – Artesanato em vidro

Severina Fátima – Artesanato em Barro e Palha

Iraci do Nascimento– Artesanato em tecido

Irenice do Nascimento – Artesanato em Tecido

Ediclê da Cruz – Artesanato em Tecido

Raimunda Ilê – Artesanato em Tecido

Maria José de Brito – Artesanato em madeira e palha

Julia Art – Artesanato em biscuit

Socorro Oliveira – Artesanato em Tecido

Maria Helena – Artesanato em Tecido

Ybirah Brasil – Artesanato em Madeira

Maria das Graças – Artesanato em Tecido

Maria Leda – Artesanato em Sintéticos

Bebé Artesã – Artesanato em Palha

Dona Liosa – Gastronomia

Bevane Pimentel – Artesanato em Tecido

Carina Félix – Artesanato em Tecido

Antônia Denize – Artesanato em Sintéticos

Fátima Conceição – Artesanato em palha

Maria Joelma – Artesanato em Tecido 

 

Fotos: Hércules Félix

Fotos: Hércules Félix

Fotos: Hércules Félix

Fotos: Hércules Félix

Fotos: Hércules Félix

Fotos: Hércules Félix

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Sertão das mãos do Artesão Chiquinho

  No Sertão do Araripe Pernambucano destacamos hoje a sensibilidade do trabalho do artesão Francisco José, o Chiquinho da Erafran, senhor ba...