segunda-feira, 28 de março de 2022

"O Cordel é desse jeito", projeto do poeta Júnior Baladeira para ensinar cordel no Youtube

 


Com o objetivo de divulgar os conhecimentos principais sobre a arte do cordel, o poeta de Ouricuri Júnior Baladeira está lançando a partir dessa semana um projeto no Youtube chamado “O Cordel é desse jeito”, nosso blog traz hoje diversas informações sobre essa iniciativa.

Trazendo uma abordagem bem didática sobre o cordel, o projeto conta com 10 aulas em vídeo, disponibilizadas gratuitamente na plataforma Youtube. Iniciando com as origens dessa arte ainda medievais, o projeto sai da península Ibérica para o Brasil e conhece um pouco da origem em terras tupiniquins que aconteceu na região de Teixeira na Paraíba. As aulas seguintes passam por conhecimentos técnicos sobre poesia e os recursos ligados ao estilo, logo após, adentra mais intensamente nos saberes e estilos para quem pretende conhecer e quem sabe escrever suas primeiras estrofes com os padrões da literatura popular, por fim, o projeto traz ainda técnicas para produzir um livreto de cordel.

Bastante conhecido na região do Araripe, Júnior Baladeira tem um trabalho bem intenso produzindo eventos e outras iniciativas ligadas à cultura, no cordel tornou-se conhecido na internet declamando vídeos e trazendo um arrojo poético marcante.

O projeto O Cordel é desse jeito é uma iniciativa contemplada em um dos editais da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, patrocinado pela Fundarpe, Secretaria de cultura, Governo do estado, Secretaria especial da cultura, Ministério do Turismo e Governo federal. A produção áudio visual das aulas ficou por conta de Diva Maria da Mota.

Você pode acompanhar todos os vídeos que serão lançados no canal Júnior Baladeira no Youtube, segue abaixo o link da aula inicial que já está no ar. 

https://www.youtube.com/watch?v=15Y0JJLLPvI 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Sertão das mãos do Artesão Chiquinho

  No Sertão do Araripe Pernambucano destacamos hoje a sensibilidade do trabalho do artesão Francisco José, o Chiquinho da Erafran, senhor ba...